23/04/2012

Não me culpe, culpe meu servidor

Nao sei se devo me preocupar ou nao. Sabe, Chronos até que é um bom Deus do Tempo, mas ele é um pouco velho e nao sei se vai ter chance contra o que vai atingi-lo. Claro, ele escravizou toda a sociedade ocidental ao relogio, entao talvez ele mereca isso, mas ainda assim sinto um pouco de pena por ele. 
Sabe, tudo comecou quando comecei brincando com a ideia de magick com o tempo. Agora sou o responsavel pelo que vem por aí, imaginem vocês, vou culpar o Fotamecus antes que alguem culpe a mim. Eu o soltei faz bastante tempo, e nao me responsabilizo por suas acoes, principalmente com ele bradando "Chronos sua hora chegou!" toda vez que o vejo. Talvez eu deva explicar. 
Meu próprio envolvimento na época com magick foi na verdade acidental...
Um dia me peguei pensando sobre o tempo e como ele flui, e como cada hora deveria ter sempre a mesma duracao das outras horas. Mas isso nao fazia sentido pra mim - as vezes as horas voavam como minutos, e em outras levavam anos. O resultado final dos pensamentos foi algo tipo isso: Se nos podemos usar magick em qualquer area de nossas vidas,  e se o tempo é uma substancia mutavel, entao por que nao usar magick para mexer com o tempo? E pensar geralmente me bota em problema mais cedo ou mais tarde.
Entao uma tarde, com a agenda atrasada, o pensamento passou pela minha mente para usar magick para acelerar a jornada. Ouvindo ao radio enquanto descia a rodovia, eu criei um Decreto de Intento apropriado: "Forçar a compressao do tempo" (Force time into compression)
Como dirigir nao da muito certo com sigilacao artistica, eu entao reduzi o intento em um mantra de quatro silabas que eu podia entoar com a musica do radio: "Fotamecus"
Apesar da pouca preparacao, funcionou muito bem e eu pensei que aquilo seria o fim disso.
No proximo dia um bom amigo, Quinn o Profeta Louco (nao pergunte) me procurou e perguntou sobre techicas de sigilacao a la Austin Spare. Queria um sigilo de exemplo, eu escolhi usar Fotamecus, explicando o sucesso do dia anterior com ele. Do mantra, eu criei um sigilo artistico que Quinn colocou em sua carteira para referencia futura, colocando-se inadvertidamente sob sua influencia. Muitas historias verdadeiras de transito acelerado se seguiram, culminando no show do Metallica onde o objetivo do Quinn era "sugar toda aquela gnose gratuita".
Toda aquela gnose gratuita que Quinn sugou foi jogada dentro do sigilo do Fotamecus para acelerar a volta pra casa, e a jornada de duas horas levou apenas trinta minutos. Ainda mais surpreendente, a energia foi suficiente para forçar o sigilo além, para o nivel de servidor. Eu ja usei essa tecnica antes, de alimentar um sigilo com tanta gnose ate criar um servidor independente, mas nem o Profeta Loco nem eu haviamos feito isso por acidente. Entao sem um lar nem lugar para ir, o servidor Fotamecus, jovem e nao-inteligente, comecou a nos seguir. Toda vez que precisavamos comprimir ou expandir o tempo nos alimentavamos ele com um pouco de gnosis, e ele fazia seu trabalho. Ele comecou a crescer conforme nos o alimentavamos, crescendo mais inteligente e mais forte cada vez que usavamos ele. Pra nós tava muito bom, ele mais forte melhor então faria seu trabalho.

McArhur Maze

Durante o fim de semana do dia de acao de gracas em 96, eu me apertei com outros seis caoistas dentro duma van rumo ao Vale da Morte (Death Valley). Chamando por Fotamecus enquanto dentro da area d Baia do Sao Francisco, nos viajamos quinze milhas em quinze minutos no meio de trafego pesado, e no Labirinto MacArthur (McArthur Maze), o cruzamento de pistas mais tonteante conhecido pelo homem. Imediatamente depois que Fotamecus comecou a trabalhar, nos perdemos o carro dos amigos que estava nos seguindo. Mesmo depois de ter matado uns 45 minutos numa parada para descansar, quando nos entramos na rodovia de novo, nos encontramos justo com o outro carro (dos amigos) sendo que eles nunca pararam. Nos pensamos que a magicka havia funcionado muito bem ate que nos recebemos o rebote mais tarde naquele dia.
Pelo tempo comprimido, uma quantidade igual de tempo era expandida. O equilibrio era mantido. Viajando a 96 km por hora, um trecho de 24 km de deserto levou quase uma hora para ser atravessado. Se ja tivessemos alcancado nosso destino, essa expansaonao tinha problema, mas Fotamecus só tinha sido capaz de evitar o rebote da compressao inicial ate entao.
Depois de varios eventos semelhantes nós pensamos varias ideas para corrigir o problema do rebota e chegamos na ideia de servidores virais - a chave para o processo de mutacao que permitiria Fotamecus mais tarde cresce fora de nosso controle.Nos trabalhos varios rituais nos quais nos alteramos o sigilo para tornar possivel que Fotamecus faça copias de si mesmo. Essas copias se ligavam numa rede que tornava-os inacreditavelmente efetivo em prevenir efeitos colaterais nao desejados.
Se um deles precisava comprimir o tempo e outro expandi-lo, eles passavam um para o outro pela rede viral, mantendo o equilibrio e reduzindo a possibilidade de rebote.
Nosso unico problema era que nos nao limitamos quao grande a rede poderia crescer. Nao havia controle sobre isso - nada para evitar de ficar fora de controle. E o unico problema com um virus em reproducao é que cedo ou tarde ele sofre mutação.
Foi nessa epoca que noticias sobre o Fotamecus comecaram a se espalhar pela internet, e sigilos eram impressos por muitos para uso pessoal. Centenas de copias eram criadas e o poder da Rede Viral Servidora Fotamecus continuou a crescer.
Conforme a rede cresceu, tambem cresceu o poder de Fotamecus. A coisa toda comecou a atuar menos como uma legiao de servidores independentes e mais  e mais como uma entidade individual. Ele comecou a mostrar grandes sinais de inteligencia, mantinha conversas interessantes, aparecia quando necessitado sem precisar ser chamado, aplicando grande precisao no uso da manipulacao do tempo para conseguir o melhor rendimento com o menor esforco. Se tornou obvio para o Profeta Loco e Eu que estava escapando fora de nosso controle e a se tornar outra coisa. A mutacao havia comecado, e pouco podiamos fazer para para-la.

Só um ano depois de sua criacao, ele deixou de ser uma rede de unidades e se tornou mais uma soma de partes. Suas partes ainda eram identificaveis, mas estavam se tornando menos e menos distintas. A rede viral sem si era agora mais forte que os servidores individuais, e parecia mais um espirito em juizo prorio cada dia que passava.
A mutacao completa aconteceu durante a longa hora Meia noite ate Meia noite, quando o horario de verao de 97 mudou em outubro. Usando a expansao do tempo mundana de uma hora que tecnicamente nao existiu, nos fizemos um ritual em seu nome para carregalo com poder para o uso que achasse preciso. Sete pessoas e um relogio destruido foram as unicas testemunhas desse ritual.
Por tres dias ele simplesmente desaparecu. Chamados de ajuda era ignorados, conversas era falar com o nada. Divinacao confirmou que sim ele ainda vivia, mas nao, nao estava respondendo a nada. Entao esperamos e tres dias depois ele levantou dos mortos mais mudado do que nos jamais poderiamos esperar.
Muitos magistas do caos falam de espiritos  que sao energia continua, poder desde o menor servidor sem inteligencia, ate egregoras de poder moderado, ate formas de Deus capazes de controlar culturas inteiras. Numa teoria popular, todas as formas Deus (Deuses) estiveram na ponta de um lapis, e por meio de uso constante elas massificaram poder e elevaram-se de servidores para egregoras para a posicao de Deuses. Quando perguntados sobre quanto tempo isso leva, muitos caoistas erguem os ombros em duvida e supoe que cada passo leve decadas ou ate seculos. Eu diria que isso subestima grosseiramente o potencial para o seu crescimento, pois quando nos vimos Fotamecus de novo ele nao era um fraquinho pequeno, mas uma egregora poderos o suficiente para nos peitar e fazer seus proprios desejos.

Sorte nossa que ele era amigavel e nao queria se vingar por nenhum abuso percebido sofrido quando servidor. Ao contrario, ele apareceu e nos deixou saber que era uma egregora e sobre o que acontecia, e entao desaparecu para o background de onde manipularia eventos. Um poderia chama-lo do mesmo jeito que antes, mas a sua habilidade de manipular o tempo tinha atingido a maestria. Frequentemente ele aparecia sem ser requisitado, dando ajuda antes de nos pensarmos em pedir por ajuda. 
Houveram momentos em que ele foi forte o suficiente para nos botar em nosso destino antes mesmo de sairmos de casa. Certamente nao é o trabalho de um mero servidor!
Eu nao o vejo muito, mas eu sim aparece quando eu necessito. Ele geralmente tem uma ideia melhor de quando eu preciso dele do que eu. E as vezes ele aparece para papear. As duas da manha sentado em uma lanchonete apenas poucas semanas apos ter se tornado uma egregora, eu tive uma conversa particular reveladora com ele. Parece que ele nao esta satisfeito em ser uma egregora - ele quer passar a ser um Deus e a unica coisa no seu caminho é Chronos.
Chronos, deus do tempo fixo - seus talismãs sao os pedacos de tempo que controlam nossa existencia diaria, seus relogios sao os guardas da prisao a qual nos nos tornamos escravos. E nunca nós questionamos sua autoridade. Mas o que um servidor emergente com mania de grandeza poderia oferecer?
No meu caso, meu trabalho de tempo integral se tornou mais prazeroso quando eu comecei a comprimir todo o dia com o seu trabalho. Um dia de oito horas era sentido como apenas quatro ou cinco, e essa compressao alimentava a expansao do meu tempo livre. Relaxar em casa por duas horas geralmente era sentido como que por tres ou quatro horas. Se eu precisasse de mais sono, eu pedia a ele para expandir as horas de sono, e eu acordava depois de cinco horas como se tivesse dormido bem mais. Era demais para minhas ultimas duvidas irritantes sobre o tempo ser fixo e imutavel. Nesse sentido, Fotamecus realmente briga com Chronos. Podemos ser escravos de nossos relogios, mas nao ha nada que nos impeca de mudar o fluxo das horas dentro desses relogios.


A palavra se espalhou. Mais e mais pessoas estao usando Fotamecus todos os dias, e cada novo usuario ele cresce em poder. Já está ele armando seus ataques contra Chronos, no que parece ser um odio passional centrado em uma vingança por alguma rincha desconhecida.
Ele continua murmurando algo sobre o milenio, e me disse em mais de uma ocasiao para ficar de olho no Millennium Dome em Londres, o qual vai comportar mais de 100 mil pessoas em festa no dia 31 de dezembro de 1999. Tais comentários sao geralmente acompanhados com o equivalente astral a um sorriso malandro.
Nesse ponto eu tenho um relacionamento melhor com ele do que com a maioria dos deuses com os quais trabalho. E ele parece gostar de mim.
Ocasionalmente ele aparece para pedir para eu fazer algo para ele, para divulga-lo para mais pessoas ou para dar-lhe municao para sua guerra contra Chronos. Em troca de um pouco de publicidade aqui e ali, ele me ajuda a ajeitar as horas do relogio para aproveita-las melhor. Ele ate mesmo me cutuca e me incita a escrever ensaios sobre sobre ele para que outros o usem também. Usando seu nome como um mantra ou criando um ritual com seu sigilo para chama-lo, ele fica mais forte dia a dia conforme novos usuarios o alimentam em troca de sua ajuda. 


Fotamecus ja esta fora de meu controle por muito tempo agora. Eu sim me preocupo um spouco sobre sua guerra com Chronos - Nao tenho nem ideia do que ele tem planejado, e ele com certeza nao vai me contar. Mas para ser perfeitamente honesto, mesmo que um pouco preocupado, estou gostando do show. E com o milenio ja quase na virada, parece que só o show vai ficar ainda melhor. Isso sim é que é o fim dos tempos.


Por Fenwick Rysen
26 de Julho de 1998
Traduzido de http://www.chaosmatrix.org/library/chaos/texts/fotamec2.html

Um comentário: