19/09/2011

Introdução aos Rituais de Banimento


by Phil Hine

Se eu tivesse recebido um Euro por cada pessoa que eu conheci ao longo dos anos, que
disse “eu não me importo com rituais de banimento”– e então se perguntam porque eles
começaram a ter problemas com a magia – eu provavelmente teria, er... bem, dinheiro
suficiente para fazer uma refeição em um restaurante decente em Londres. Um ritual de
banimento é a primeira prática que você deveria aprender em magia (em minha visão, de
qualquer modo), e por fazê-lo, você pode se safar de um monte de problemas depois.


Banimento também é conhecido como Centralização, que em muitos aspectos, é um termo
mais preciso para o exercício.

Então, o que é um Ritual de Banimento? Essencialmente, o Banimento tem três objetivos.
O primeiro é que ele te “aquece” como uma preparação para fazer qualquer ritual,
meditação, ou qualquer outra coisa, te permitindo colocar de lado qualquer  “pensamento
cotidiano”, “o que vai assistir na TV depois”, etc. Ele tepermite assumir o papel de “mago”
(vou me aprofundar nisso mais tarde) e te colocar no centro do seu universo mágicko – o
axis mundi (n.t. eixo do mundo). Em segundo lugar, o Banimento configura o lugar onde
você está trabalhando como um “lugar sagrado”, de modo que o sótão, porão, quarto ou
onde quer que você esteja se torna, temporariamente, um “templo”. E em terceiro, um
Banimento “limpa” a atmosfera da área que você está trabalhando de “restos psíquicos”–
eu não estou completamente feliz com esta descrição, então eu tentarei expandir isso mais
tarde.

A maioria dos rituais de Banimento tem três componentes básicos:

1.Uma sessão para focar a consciência sobre o Corpo-Mente.

2.Uma sessão que demarca as principais zonas, portais, quadrante ou dimensões do
universo mágicko escolhido – no qual você está no centro.

3.Uma identificação com a fonte de inspiração escolhida – fundindo o macrocosmo
(total psicocosmo) com o microcosmo (Self).

Exemplo de Banimento.

Segue um exemplo de Ritual de Banimento que eu irei explicar em termos adiante. Ele foi
desenvolvido para ser usado em um grupo conhecido como “The Circle of Stars” (n.t. O
Circulo das Estrelas) que atuou no Leeds há alguns anos.

1. Fique de frente para o Leste com os braços ao lado do corpo, a cabeça ligeiramente
inclinada para cima, respirando lenta e regularmente. Limpe sua mente de pensamentos.
Erga sua mão direita enquanto inspira e a traga para baixo seguindo o eixo do seu corpoenquanto expira, visualizando um feixe de luz branca descendo através do seu corpo,
começando acima de sua cabeça até chegar abaixo de seus pés.
Em seguida, vire sua cabeça para a esquerda e estique sua mão esquerda, então depois vire
para a direita e estique seu braço direito, formando uma cruz Tau.

2. Inspire, segure, expire, visualizando um raio de luz branca cruzando seu corpo, da
esquerda para direita. Então, enquanto inspira traga seus braços contra o corpo e os dobre
sobre o peito. Expire e visualize uma cruz de luz branca em expansão para fora do seu
peito, ao longo dos doiseixos que você fez. Sinta-se sobrecarregado de energia, mas ao
mesmo tempo calmo e pronto.
Isso completa a primeira fase do Banimento, e é conhecido por alguns sistemas mágickos
como “A Cruz de Luz”.

3. Com sua mão direita, desenhe um Pentagrama no ar adiante de você. Comece na ponta e
trace descendo até o lado esquerdo, depois transversalmente até o direito, do outro lado até
o esquerdo, para baixo até o canto inferior direito e de volta até a ponta. Visualize o
Pentagrama incandescente com energia. Entãoaponte com sua mão direita dentro do centro
dele e lentamente entoe as letras I-A-O3
– desenhando cada letra e visualizando o
pentagrama brilhando intensamente com mais energia ao passo que você faz isso. Vire-se e
repita isso no Sul, Oeste e Norte.

3 Voltado para o Leste, levante seus braços e diga:
“Ao meu redor ostentam as estrelas de cinco pontas
Acima de minha cabeça, as Estrelas infinitas,
Dentro de meu peito há a chama de uma estrela,
Todo homem e toda mulher é uma estrela,
Eis, Um Circulo de Estrelas”.

Neste exemplo, a primeira sessão do Banimento focou a atenção sobre o Corpo-Mente, o
segundo fez uma demarcação de espaço – marcando os quatro quartos, e o terceiro é a
“união” com o infinito–“assim como é acima é abaixo” se preferir. Depois da terceira
sessão, você está pronto para começar seu exercício, outro trabalho ritual, etc. Se você
estiver fazendo o Banimento como um exercício em si mesmo, repita a primeira sessão e
depois de uma pausa, bata as mãos como um sinal de término de exercício. Para fechar com
esse Banimento, faça o resto do seu trabalho magicko e, em seguida, faça as sessões 1-3
novamente.


Notas:


1.Quando trabalho em ambientes fechados, eu muitas vezes designo o Leste como a
parede com uma janela nela.

2.A Cruz Tau tem um monte de informações mágickas ligadas a ela – vá procurá-las!

3.As letras I.A.O significam a formula mágicka de crescimento (Isis), destruição
(Apophis) e Renascimento (Osíris).

4.Esta rubrica é bastante Thelemica em estilo – nós escolhemos pela qualidade
“poética” dela.




Faça com Estilo!


Tal como acontece com todos os tipos de magia, não importa tanto o que você faz, mas
como o faz. Um pouco de teatralidade ajuda muito. Por exemplo, quando uso um
Banimento para abrir um trabalho, eu deixo minha voz com um tom de admiração e
fluência de antecipação. Eu faço e crio uma atmosfera de expectativa e tensão, usando a
voz, gestos e postura. Similarmente, quando uso um Banimento para fechar um trabalho, eu
tento projetar um ar de finalidade, satisfação e sucesso. Minhas palavras são menos
estridentes e imponentes, e muito suave na entonação. Isso é certamente útil em trabalhos
de grupo, mas também útil no trabalho solo – uma vez que o feedback que você dá a si
mesmo também contribui para a atmosfera que você cria. Como Vovó Weatherwax dizia –
“È a Headology que conta”. (n.t. headology– similarà psicologia).


Restos Psíquicos

Eu disse no começo que não estava muito feliz com isso, então aqui vai. Um Banimento
pode ser um equivalente mágicko para arrumar a casa (o que você deveria fazer antes do
trabalho de todo modo). Como a maioria de nós não tem a sorte de ter um quarto que pode
ser utilizado exclusivamente para o trabalho mágicko, temos que usar áreas que são usadas
para a vida cotidiana. Isso cria uma atmosfera que você pode captar através de pistas
inconscientes, o que é bom “Banir” antes de começar o trabalho focado na magick– ou ele
pode perturbá-lo muito.
Similarmente, depois de um trabalho, você precisa dissipar a atmosfera particular que você
criou, ou você pode encontrar “conflitos” com a atmosfera cotidiana que você associa com
o ambiente. Sobre este ponto, pode ser útil usar o Banimento numa sala se houve uma
particular discussão ruim nela (a tensão continua), se você ou alguém foi despejando todas
as emoções sobre ela, ou se sentir “cansado” dentro dela. Esse tipo de efeito é abrangido
pelo termo “Restos Psíquicos”.


Prática


O Banimento que você escolher deve ser feito como uma prática diária – ao acordar e antes
de dormir. Ele deve ser usado para abrir e fechar qualqueratividade mágicka. Com o tempo
você irá achar que o ritual pode ser feito quase no “piloto automático” e os sentimentos
associados surgem sem um esforço consciente. Deve ser tomado como um sinalencorajador se você começar a sonhar com banimentos. Eu, muitas vezes, durante
pesadelos, recorri ao Banimento para qualquer coisa que estava me incomodando, e de
nove em dez vezes ele funcionou. Uma nota interessante sobre Banimentos e sonhos é que
apesar do fato de que, ao longo dos anos, tenho usado muitas formas diferentes de
Banimento, eu sempre me vejo usando o Ritual Menor do Pentagrama da Golden Dawn –
provavelmente porque ele foi o primeiro que eu aprendi.

Modos Diferentes

O ritual de Banimento básico que eu dei ali em cima combina gesto, controle de respiração,
visualização, energização, cores, símbolos e invocação. Todos esses elementos são
essenciais para a magia ritual, pratique e você estará numa boa posição mais tarde.
Diferentes caminhos têm abordagens diferentes para Banimento. Como um neófito Wiccan,
eu aprendi um método de “Lançar o Círculo” que, em média, leva uns bons 10-15 minutos.
Esse é um modo excelente de estabelecer um espaço sagrado por algumas horas dignas de
ritual. Ele não combina apenas os elementos que eu dei acima, mas também
circumbalização (de uma maneira que sugere “a elevação de planos”), invocações
elementais, consagração do altar, estabelecendo um espaço sagrado usando sal & água,
incenso & fogo (vela). Como um iniciante eu achei isso útil porque me ajudou a construir a
minha capacidade de visualizar lentamente (nem todo mundo é bom para visualização
automática) e tinha um forte poder emocional nela, que também é importante. No círculo eu
me senti “seguro”, protegido e pronto para realizar a magick– oque ajuda a ganhar a
confiança que você precisa. Fazemos uso de Banimento Menor também, mas mais  para
trabalhos mais “curtos”. Quer um Banimento mais elaborado ou minimalista é com você. O
importante é saber para o que você está fazendo (e algumas pessoas não sabem os porquês
da magia – apenas fazem) e uma vez que você tem os elementos básicos, você pode os
adicionar como quiser. É importante que os símbolos, imagens, etc sejam significativos
para você. Cada vez que você fizer um Banimento, você está equilibrando os diferentes
aspectos de si mesmo e seu psicocosmo dentro de um todo mais dinâmico.  A estrutura
subjacente do exercício permanece semelhante se você está trabalhando com Wicca, a
Cabala, Tantra, Thelema, ou até mesmo o Caos.

A Personalidade Mágicka

Por que as pessoas assumemnomes mágickos? Possivelmente para impressionar seus
amigos, mas muitas vezes porque elas desejam criar uma personalidade mágicka distintaa
qual podem assumir ao fazer as suas práticas mágickas. Por isso o cenário mágicko está
cheio de Merlins, Morganas,Taniths, Circes, Taleisins, etc – todos os nomes de feiticeiros
do folclore. A “personalidade magicka” é o que você se torna quando você coloca seu robe,
acende velas e incensos, e começa a brincar com a realidade causal. A distinção básica é
que você em sua personalidade normal pode ter todos os tipos de dúvidas sobre esse
negócio de magia, e desfrutar de longas conversas sobre arquétipos e etc, mas o seu eu
mágicko, além de tudo, está 110% certo (dedos cruzados!) que o que você está fazendo é
efetivo, e está indo para o trabalho, mesmo que te leve a noite toda! Se você já jogou
“Dungeous & Dragons”, você deve saber sobre o que estou falando. Um jogo de D&D,
alguns pedaços de papelão, copos de café, conduzir imagens, lotes de dados e folhas denotas dispersas. No entanto você assume o personagem de tal forma que quando ele/ela é
morta, isto pode ser um choque. Na magia, toda a preparação – e aqui o Banimento é um
dos mais importantes pedaços – vocêassume o “papel” como o mago (espero) poderoso e
confiante.E quando você terminar o seu trabalho, o segundo banimentoéfinalizado, você
vai para o bar e continua agindo como o dominador do universo. Ok, bem, você pode, mas
nem todos irão apreciar isso.

Ao Ar Livre

Isso deve ser dito, eu nunca me senti inteiramente feliz fazendo a forma padrão de
Banimento ao ar livre. Eu acho que isso acontece em parte devido ao sentido diferente de
espaço que eu tenho quando se trabalha num lugar selvagem. Eu acho que isso é
particularmente verdadeiro se o lugar que eu estou trabalhando é um Lugar de Poder. Lugar
de Poder também podem ser áreas naturais, ou em locais onde outros magos trabalharam no
passado.
Eu penso que trabalhar ao ar livre é algo que você tem que ter uma idéia por intuição e que
as “regras” do ritual em interiores nem sempre se aplicam. Talvez alguém gostaria de
aproveitar esse ponto acima.
Finalmente, você pode encontrar seu modo através da multidão de livros ocultistas de
“como fazer” disponíveis, você irá encontrar muitos formatos diferentes de Banimentos.
Lembre-se que não há uma maneira certa de fazê-lo, use o modo que funciona para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário