Pelas minhas buscas e leituras, descobri rápido que qualquer trabalho ou técnica relacionada com espiritualidade exige bastante concentração. Projeção não fica de fora.
Sempre é necessário manter o exercício/visualização em mente e não divagar nem pensar em outras coisa. Pra mente comum, é difícil manter-se concentrada em um único ponto, então se você pretende ter algum sucesso em suas práticas, desenvolva bem sua concentração...
O ideal seria ter uma rotina de práticas, separando alguns minutos (5 a 30, conforme possível) de cada dia para desenvolver a sua concentração. Separei uns exercícios interessantes, para fazer em casa, na fila do banco, ou qualquer outro momento ocioso do dia:
1 - Conte mentalmente, fazendo pares com os números extremos, exemplo: 1 e 10; 2 e 9; 3 e 8; 4 e 7; 5 e 6; 6 e 5; 7 e 4; 8 e 3; 9 e 2 e finalmente 10 e 1. Quando já tiver alguma prática, aumente do 1 ao 20, e depois do 1 ao 100. Ocupe sua mente com as contagens e volte sempre do início quando a mente atrapalhar...
2 - Descreva algo. Faça uma caminhada qualquer, observe algo ou alguém, e decida como você o descreveria. Qualquer coisa serve: um cachorro, um poste, ou uma senhora. A intenção aqui é ocupar a mente só com a descrição da coisa escolhida. Volte a descrever a cena sempre que a mente iniciar outros pensamentos.
3 - Repita um mantra. Escolha qualquer palavra e repita-a mentalmente por vários minutos. Eu gosto do mantra Ham-Sah ("Haaaaam" na inspiração, e "Saaaaah" na expiração) mas qualquer um serve. A intenção mais uma vez é manter a mente presa nessa repetição, sem pensar em nada mais. Associado com uma respiração bem lenta, esse exercício é bastante relaxante.
4 - Visualize um ponto e não desfoque. Sentado confortavelmente ou caminhando pela rua, escolha algum ponto fixo no seu campo de visão e fixe seu olhar aí. Não desfoque, não pisque, não pense em nada, não pense no que está olhando, apenas visualize e contemple o ponto em questão. Volte sempre que a mente atrapalhar.
5 - Escute atentamente uma música. Escolha qualquer música, feche os olhos e escute com toda sua atenção cada porção de som. A intenção é contemplar o som sem pensar em mais nada. Pode-se usar qualquer som para essa técnica, até mesmo algum barulho incômodo que normalmente atrapalharia outras técnicas de concentração.
Os exercícios podem ser adaptados para qualquer lugar e qualquer situação, basta trocar o foco de atenção. Você pode também visualizar qualquer coisa e focar sua atenção aí.
Quanto mais puder praticar sua concentração, melhor pra você.
Melhora no desempenho do seu trabalho ou estudo é um dos efeitos colaterais que eu mais notei em mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário